O Palmeiras está na decisão da Copa Libertadores da América de 2025. Na noite desta quinta-feira, 30 de outubro, o time paulista goleou a LDU por 4 a 0 no Allianz Parque e reverteu a desvantagem de três gols construída pelos equatorianos no confronto de ida, disputado em Quito. Com o resultado, o Verdão enfrentará o Flamengo na final marcada para 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru.
O confronto registrou a sexta vez na história do torneio em que uma equipe vira uma eliminatória após perder a primeira partida por três gols de diferença — e a primeira ocorrência em uma semifinal. A vitória desta quinta-feira também confirmou a sexta final de Libertadores entre dois clubes brasileiros.
Pressão desde o início
Precisando de quatro gols para avançar sem recorrer aos pênaltis, o técnico Abel Ferreira apostou em uma formação com três zagueiros, alas avançados e um trio ofensivo formado por Vitor Roque, Flaco López e Ramón Sosa. A estratégia surtiu efeito rapidamente: aos 19 minutos, Allan fez boa jogada pela direita e cruzou para Sosa cabecear e abrir o placar.
O segundo gol saiu nos acréscimos da etapa inicial. Em cobrança de falta ensaiada, a bola sobrou para o zagueiro Bruno Fuchs, que finalizou firme para ampliar aos 49 minutos, levando o Palmeiras ao intervalo a apenas um gol da igualdade no agregado.
Veiga decide
Depois de um início mais lento no segundo tempo, Abel Ferreira lançou Raphael Veiga em campo. O meio-campista precisou de apenas 22 minutos para marcar o terceiro gol: ele tabelou com Vitor Roque, entrou na área e finalizou cruzado de pé esquerdo. Aos 36, Veiga converteu pênalti com tranquilidade e sacramentou a classificação alviverde.
Durante o jogo, o goleiro Álex Domínguez ainda evitou um gol de Vitor Roque, que foi bloqueado pelo zagueiro Mina em contra-ataque aos 35 da primeira etapa. Ainda assim, a LDU não conseguiu reagir e terminou a partida sem balançar as redes.
Imagem: Reuters/Jean Carniel/Direitos Reservados
Decisão vale o primeiro tetracampeonato brasileiro
Na outra semifinal, disputada na quarta-feira, 29 de outubro, o Flamengo se garantiu na final ao segurar o empate contra o Racing, da Argentina. Agora, Palmeiras e Flamengo chegam à decisão buscando o quarto título continental de suas histórias — quem vencer será o primeiro clube brasileiro a alcançar o tetracampeonato da Libertadores.
O duelo em Lima reeditará um confronto recente: as equipes decidiram o torneio em 2021, quando o Palmeiras levou a melhor em Montevidéu. Desta vez, o encontro está marcado para 19h (horário de Brasília) de 29 de novembro.
Com informações de Agência Brasil
Deixe um comentário