Henrique Marques garante segundo ouro do Brasil no Mundial de Taekwondo

O Brasil voltou a celebrar um feito inédito nesta segunda-feira (27) no Campeonato Mundial de Taekwondo, disputado em Wuxi, na China. O fluminense Henrique Marques, de 21 anos, superou o anfitrião Qizhang Xiang na decisão da categoria até 80 quilos e tornou-se o primeiro homem do país a conquistar o ouro em um Mundial da modalidade. O resultado representa também o segundo título brasileiro nesta edição e o terceiro da história.

Quinto colocado no ranking mundial, Henrique percorreu um caminho duro até a final. Na estreia despachou o cubano Kelvin Calderón Martinez; em seguida, eliminou o burquinense Faysal Sawadogo. Nas quartas-de-final, passou pelo norte-americano CJ Nickolas e, na semifinal, derrotou o russo Artem Mytarev, que compete como atleta neutro por causa da suspensão à Rússia devido à guerra na Ucrânia. Na luta decisiva, o brasileiro venceu Xiang e carimbou o ouro inédito.

A medalha coroa uma trajetória marcada por obstáculos recentes. Em 2024, o atleta perdeu o pai, Ari Fernandes. No ano anterior, descobriu uma arritmia cardíaca que quase o afastou definitivamente dos tatames e o levou a uma cirurgia. Natural de Itaboraí (RJ), Henrique iniciou no taekwondo por meio de um projeto social no bairro Porto de Caixas. Nos Jogos de Paris, em 2024, havia parado nas quartas-de-final.

Outras participações brasileiras

Também nesta segunda, outras duas brasileiras lutaram em Wuxi. A catarinense Júlia Nazário (até 46 kg) superou a uzbeque Madina Shoniyozova na estreia, mas foi eliminada pela bósnia Dzejla Makas na fase seguinte. Já a mineira Raiany Fidelis (acima de 73 kg) venceu a catariana Noor Nazar Mohammed antes de ser superada pela espanhola Tania Etcheverria.

Títulos e expectativas

O ouro de Henrique chega três dias depois da conquista da paulista Maria Clara Pacheco na categoria até 57 kg, repetindo o feito da paranaense Natália Falavigna, campeã mundial em 2005. Com dois primeiros lugares, o Brasil já registra sua melhor campanha em Mundiais da modalidade.

Imagem: Divulgação/World Taekwondo/Direitos Reservados

A delegação brasileira volta a competir nesta terça-feira (28). O catarinense João Victor Souza Diniz (até 68 kg) e a paulista Milena Titoneli (até 67 kg) entram no tatame em busca de medalhas. Milena, inclusive, carrega no currículo um bronze obtido na edição de 2019, em Manchester.

O Mundial de Taekwondo em Wuxi segue até o próximo domingo, reunindo atletas de todos os continentes e distribuindo pontos valiosos para o ranking internacional.

Com informações de Agência Brasil


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *